terça-feira, junho 15, 2010

Cinco mulheres

"- O inimigo principal, qual é? A ditadura militar? A burguesia boliviana? O imperialismo? Não, companheiros. Eu quero dizer só isso: nosso inimigo principal é o medo. Temos medo por dentro.

Só isso disse Domitila na mina de estanho de Catavi e então veio para La Paz, a capital da Bolívia, com outras quatro mulheres e uma vintena de filhos. No Natal começaram a greve de fome. Ninguém acreditou nelas. Vários acharam que esta piada era boa:
- Quer dizer que cinco mulheres vão derrubar a ditadura?


O sacerdote Luis Espinal é o primeiro a se somar. Num minuto já são mil e quinhentos os que passam fome na Bolívia inteira, de propósito. As cinco mulheres, acostumadas à fome desde que nasceram, chamam a água de frango ou peru, de costeleta o sal, e o riso as alimenta. Multiplicam-se enquanto isso os grevistas de fome, três mil, dez mil, até que são incontáveis os bolivianos que deixam de comer e deixam de trabalhar e vinte e três dias depois do começo da greve de fome o povo se rebela e invade as ruas e já não há como parar isto.


Em 1978, as cinco mulheres derrubam a ditadura militar."

Por Eduardo Galeano, em Mulheres.



Recebi de um grande amigo por email esse texto. Um incentivo para seguir em frente, continuar nadando e perder o medo. Galeano, sempre excelente. 
Tem uma versão mais completa desse texto aqui: http://ven.to/8fE

Um comentário:

Marcelo Arruda disse...

è um dos meus textos preferidos para recitar nos saraus da Vida.
Realmente, quando estamos cercados, perdidos, whatever,queremos um porto seguro na vida. OU pelo menos uma ilusão de.
As vezes encontramos na Poesia.