terça-feira, junho 09, 2009

Estudantes reocupam reitoria da UnB

Após ato pela assistência estudantil, manifestantes decidem ocupar a reitoria até a saída da decana de assuntos comunitários, Rachel Nunes

Aproximadamente 40 estudantes estão agora no Salão de Atos da reitoria decidindo os próximos passos da ocupação, que começou ontem, segunda-feira, às 14h. O reitor José Geraldo de Sousa Jr. disse hoje, em reunião com os manifestantes, que não ia negociar enquanto fosse reivindicada a saída da reitora Rachel Nunes.

“Essa postura intransigente revela um descaso com os estudantes que o elegeram, um descaso com a assistência estudantil” critica Thiago Rodrigo de Oliveira, estudante de filosofia e representante da Associação de Moradores da Casa do Estudante Universitário (AMCEU), “nós já fizemos uma ocupação de um dia no início do semestre, quando cortaram a internet da CEU, participamos inúmeras reuniões e audiências com a reitoria, mas até agora não houve uma resposta satisfatória”.


Para o reitor, os estudantes estariam “exercitando o método que aprenderam recentemente como forma de afirmar suas posições, e hoje fizeram da ocupação uma condição para construir uma pauta”. Apesar de reconhecer o caráter legítimo da manifestação, o reitor se mostrou contrário à pauta reivindicada: “eles colocaram como primeiro ponto de pauta a saída da decana, e na verdade eu queria discutir as questões que geraram a mobilização, qual a dimensão cidadã da pauta colocada”, explica José Geraldo.


Dentre as reivindicações dos estudantes estão a saída da decana de assuntos comunitários, a modificação da “bolsa permanência” com a retirada dos vínculos trabalhistas, a instalação de um sistema de transporte entre os quatro campi, assistência médica integral para os alunos de baixa renda, negociação e implementação de um plano de segurança para os campi, reformulação das normas de convivência da CEU e negociação interna dos processos de desocupação da CEU. Leia a pauta detalhada dos estudantes.


Representantes do Diretório Central dos Estudantes estão negociando no gabinete do reitor para reabrir o diálogo com os manifestantes.

Publicar postagem

Leia mais sobre a casa do estudante: Dilemas da construção da nova Casa do Estudante

Nenhum comentário: