sábado, maio 23, 2009

Estudantes de comunicação do Centro-Oeste se reúnem em Dourados-MS

Três dias de atividades diversas incentivaram os alunos a se prepararem para a 1ª Conferência Nacional de Comunicação

Crédito: Mel Bleil Galo

Durante os dias 15, 16 e 17 de maio, estudantes do Distrito Federal, Mato-Grosso e Mato-Grosso do Sul se reuniram em Dourados-MS para debater a comunicação como um direito humano. No Encontro Regional dos Estudantes de Comunicação Social (Erecom), palestras, debates, oficinas e festas garantiram a integração dos alunos das 8 universidades e faculdades representadas. Discussões sobre os diferentes currículos, regras de estágio, condições de assistência estudantil, regulamentação da profissão do publicitário e obrigatoriedade do diploma para o jornalista, preencheram o fim de semana dos alunos, que agora se preparam para a 1ª Conferência Nacional de Comunicação, a Confecom.

Para Milena Cardinal, integrante da Comissão Organizadora do encontro e estudante de jornalismo do Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran), os espaços mais importantes do Erecom são os grupos de discussão. "A gente teve dificuldade em trazer as bandeiras da Enecos (Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social) para os alunos em geral, pois ainda existe muita resistência às discussões do movimento estudantil. Os grupos de discussão são ótimos nesse sentido, pois permitem que os estudantes conversem sobre os temas, conheçam a realidade de outras faculdades e construam opiniões coletivas" explica a aluna.

Com o objetivo de sensibilizar os alunos para o movimento estudantil de comunicação social, apelidado de Mecom, foi incluído na programação um painel explicando passo a passo a organização dos estudantes do curso no Brasil. "Foi uma idéia genial! Eu não entendo como a gente nunca pensou nisso antes. Se queremos trazer mais gente para o Mecom temos que explicar como que ele funciona e qual a importância dele para os estudantes e a sociedade em geral", defende Mariana Freitas, coordenadora nacional da Enecos e estudante de jornalismo da Universidade Federal do Mato Grosso.

Crédito: Mel Bleil GaloA iniciativa já trouxe resultados. No encontro foi montada uma comissão estudantil com 5 alunos, responsável por organizar as atividades e discussões do Mecom no Centro-Oeste. "Agora o nosso foco tem ser a Conferência de Comunicação, vamos levar o debate para as universidades, e conscientizar os alunos sobre o nosso papel nesse espaço", afirma Caio Bruno, membro da comissão pró-conferência nacional de comunicação e estudante de jornalismo da Universidade Católica de Brasília (UCB). Em Dourados, por exemplo, já está prevista para o segundo semestre de 2009 uma semana acadêmica voltada para mobilizar os alunos para a conferência.

Em Brasília, a primeira atividade sobre a Confecom já tem data. Na quarta-feira, 03 de junho, será realizado na UnB o dia da Democratização da Comunicação. O evento tem como objetivo o debate sobre o papel das conferências nacionais, em especial a de Comunicação. Foram convidados pesquisadores, alunos e atuantes na democratização da comunicação, para participarem de palestras, oficinas e outros momentos culturais. A organização é em parceria com a Enecos, os Centros Acadêmicos de Comunicação Social da UnB, do Centro Universitário de Brasília (UniCeub) e da UCB, além do Diretório Central dos Estudantes da UnB, do coletivo estudantil Instinto Coletivo, e da Ralacoco, uma rádio livre com princípios comunitários.

"Esse dia é só uma prévia para a semana de democratização da comunicação, uma atividade bem maior que estamos organizando para o início segundo semestre desse ano", garante Jeronimo Calorio, membro do Centro Acadêmico de Comunicação Social da UnB. Nesse dia também será entregue uma carta pública ao GDF, reivindicando a convocação da conferência distrital de comunicação, que deverá contar com a participação dos estudantes. A 1ª Conferência Nacional de Comunicação será realizada em Brasília, entre os dias 1º e 3 de dezembro de 2009.

Nenhum comentário: